segunda-feira, 19 de março de 2007

As Cruzadas

O período compreendido entre os séculos XI e XIII foi caracterizado por importantes mudanças, fruto da crise do sistema feudal, promovendo um processo de grande marginalização, impossível de ser absorvido pelas cidades então existentes ou que formavam-se.
As cruzadas são vistas como uma "válvula de escape" para a crise provocada pela marginalização sócio econômica. Milhares de europeus marcharam em direção à "Terra Santa" obedecendo ao chamado da Igreja Católica, mas ao mesmo tempo, movidos pelo interesse na possibilidade de saque ou de conquista de terras.

Alguns reis participaram do movimento, pretendendo o aumento de poder, numa época de crise feudal, como por exemplo na 3° cruzada, também conhecida como cruzada dos reis.



No entanto a 4° Cruzada ( 1202- 04 ) é considerada a mais importante, pois foi responsável pela "reabertura" do Mar Mediterrâneo. Esse movimento foi a primeira cruzada marítima, financiado pelo mercadores de Veneza que passaram a monopolizar o comércio com Constantinopla.


A 5º Cruzada também tornou-se muito famosa, conhecida como "Cruzada das Crianças". Acreditavam os cristãos que os jovens, inocentes, derrotariam os muçulmanos. Quando desenbarcaram em Alexandria foram vendidos como escravos.É Importante lembrar que a "Guerra de Reconquista", na Península Ibérica, também foi um movimento cruzadísta. Partindo da idéia de luta contra os mouros, o movimento foi responsável pela expansão do cristianismo e pela formação das monarquias nacionais na região, a começar por Portugal.


Os mapas foram retirados do Atlas de História Geral da Editora Ática

Nenhum comentário: